NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sexta-feira, março 09, 2018

Ecos from Airport 1970



Airport (br /pt: Aeroporto) é um filme estadunidense de 1970, dos gêneros drama e suspense, considerado o primeiro exemplar do cinema catástrofe, com roteiro baseado em livro homônimo de Arthur Hailey, escrito e dirigido por George Seaton e estrelado por Burt Lancaster e Dean Martin.
 Este foi o último filme feito pelo compositor Alfred Newman,

 O filme se passa no fictício Aeroporto Internacional Lincoln localizado perto de Chicago, Illinois. Foi  produzido por Ross Hunter com um orçamento de $10 milhões. Ernest Laszlo fotografou-o em 70 milímetros .


 Este foi o último filme feito pelo compositor Alfred Newman, que morreu pouco antes do lançamento do filme. Aeroporto foi também o último papel no cinema para Van Heflin. 

 Ganhou um Oscar de melhor atriz coadjuvante para Helen Hayes por seu papel como uma passageira clandestina idosa e foi nomeado para mais nove categorias, incluindo melhor filme, melhor fotografia e melhor figurino para a renomada designer de Hollywood Edith Head. Aeroporto originou o gênero de filmes-catástrofe da década de 1970, que estabelece a invenção de "melodrama microcósmico combinado com aventura orientada a catástrofe".

Jacqueline Bissett e  Dean Martin  em ‘Airport’, 1970.

Teve três sequências: Aeroporto 75, lançado em 1974, Aeroporto 77, em 1977, e Aeroporto 80 - O Concorde, em 1979. 



O avião 

"Aeroporto": o filme original utilizou apenas um avião, o Boeing 707-349C N324F, alugado da Flying Tigers Line. para todas as tomadas externas, já que, para as cenas internas, foi criado uma réplica em estúdio, por sinal muito pouco fiel ao interior padrão do Boeing 707.

O N324F, praticamente sem pintura, recebeu as marcas da fictícia Trans Global Airlines - TGA e aproveitou a faixa escura aplicada na linha das janelas durante sua passagem pela El Al. 


O N324F foi entregue novo à Flying Tigers em 02 de junho de 1966, e depois passou por diversos operadores, como a KLM, a British Caledonian, Aer Lingus e Lybian Arab, até chegar à Transbrasil, seu último operador, em janeiro de 1987. Mudou de mãos mais de 20 vezes durante sua longa carreira de 23 anos.

Matriculado no Brasil em fevereiro de 1987 como PT-TCS, esse 707 operou como aeronave de carga e foi destruído em um terrível acidente, quando se preparava para pousar no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 21 de março de 1989. 


Ao se aproximar da pista 09R, com excesso de velocidade, um dos pilotos acionou os spoilers, fazendo o avião afundar e bater com a asa esquerda em um prédio, na favela do Jardim Ipanema, em Guarulhos. O acidente resultou em três tripulantes mortos, 22 moradores da favela mortos e mais de 100 feridos. (Fonte Cultura Aeronáutica )

Nenhum comentário :